SEQUESTRO DE INFORMAÇÕES

vírusUM VIRUS SEQUESTROU MEUS DADOS!

Ransomware seria um tipo de “primo” do vírus de computador que infecta e criptografa todos os seus arquivos exigindo um resgate a ser feito em bitcoins – uma espécie de moeda virtual utilizada na Internet. Em alguns casos extremos pagar o sequestrador pode ser a única opção.

criptografia
Divulgação

PAGANDO O RESGATE

O FBI (equivalente à nossa Polícia Federal nos EUA) tem uma política bastante rigorosa de “não negociar com terroristas”. A não ser que você seja alguém que teve arquivos invadidos e criptografados por hackers – neste caso, a agência sugere que você pague o que eles pedem. De acordo com o site de cibersegurança Security Ledger, a dica veio da contrainteligência do FBI, no evento Cyber Security Summit 2015. Ransomwares são muito bem feitos, e que “para ser honesto, frequentemente recomendamos que as pessoas simplesmente paguem o resgate”, afirmou um agente do FBI.

independence-day

“Independence Day”. Divulgação

NO CINEMA

Tecnologia e ficção andam de mãos dadas. Hollywood já produziu diversos filmes com a temática hacker, ou que envolvam computadores. Em vários longas, já vimos representações visuais de vírus como se esse software malicioso fosse tangível ou permitisse uma interpretação gráfica. Contudo, muitas vezes os diretores e roteiristas abrem mão da realidade em troca de uma narrativa mais interessante, por mais absurdo que algumas dramatizações possam parecer ao espectador.

Em “Independence Day” (1996) o personagem do ator Jeff Goldblum encontra uma solução para detonar uma nave alienígena ao desenvolver um vírus capaz de derrubá-la, algo não executável na prática. Já em “Swordfish” (2001) o personagem de Hugh Jackman é especialista em quebrar criptografias muito rapidamente, às vezes em fração de segundos, o que tecnicamente também é impossível. Voltando à vida real, lembre-se: Backup e oração nunca são demais! Mantenha cópia regulares de seus dados e proteja-se de muitos males provocados por perigosos vírus e ransomwares! Para ler a versão ampliada do tema acesse www.klinikon.com.br.

Consultoria técnica Sávio Werlang, Klinikon Tecnologia.

a-senha
“A Senha”. Divulgação

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s