UMA TORRE-ASSISTENTE VIRTUAL PARA AJUDAR EM CASA

Eccho-1
Amazon Echo. Divulgação

MORDOMO CIBERNÉTICO

Estamos acostumados a ver assistentes virtuais em smartphones e tablets nos dias de hoje. Eles têm potencial de ajudar bastante, desde que entendam o que queremos dizer. E um campo em que eles ainda não atuam – pelo menos na cabeça da Amazon – é dentro de casa. Para tapar este buraco no mercado, a empresa já está comercializando desde 2014 o Amazon Echo, um assistente virtual que vem dentro de uma torre cilíndrica. E como nesse mundo das novidades tecnológicas – quem não corre voa, o Google acaba de apresentar o Home, um “mordomo virtual” que consegue gerenciar diversas tarefas domésticas a partir dos comandos de voz do usuário. Quando ele foi exibido, claro que a primeira coisa notada é a sua semelhança com o Echo.

google-home
Google Home. Divulgaçao

FUNCIONAMENTO

A partir de um dispositivo físico conectado a rede Wi-Fi doméstica, eles são como um assistente pessoal, e funcionam a partir de comandos de voz para realizar diversas tarefas domésticas (acionar alarmes, criar listas de compras, executar playlists de música, etc), responder perguntas, acessar informações na internet (notícias, por exemplo) e controlar várias funções da casa e como luzes e temperatura. Ambos os dispositivos são integrados a ferramentas de busca e aplicativos de serviços. Com isso, os usuários conseguem executar tarefas como pedir um Uber ou uma pizza, reservar um restaurante e trazer conteúdos de conhecimentos gerais e informações como o tráfego e a previsão do tempo.

woody-allen
Diane Keaton e Woody Allen em “O Dorminhoco” (1973)

WOODY ALLEN, O MAGO!

O Echo custa U$ 180, tem formato de um totem cilíndrico e mede 23.5 cm. Apenas em cor preta, pesa pouco mais de 1 kg. Já o Home contará com um alto-falante em formato cilíndrico, a base será personalizável e você poderá escolher cores diferentes. O Google informou que o dispositivo estará à venda ainda em 2016, mas não divulgou uma data específica, preços ou em quais países ele estará disponível. Muito antes do Echo e do Home, em 1973, em “O Dorminhoco”, um de seus primeiros filmes, o sempre genial Woody Allen faz referências aos robôs domésticos, capazes de auxiliar nas tarefas domésticas. Em algumas cenas, Woody se disfarça de um destes robôs. No filme, também há uma cabine apelidada de “orgasmatron”, que substitui o ato sexual e o “orb”, um globo prateado que desperta sensações de euforia apenas com um simples toque.

Confira como funciona o Echo (vídeo abaixo) e como funcionará o Home (LINK).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s